Notícias sobre o estado de saúde do Pastor Carlos Cunha

Queridas irmãs e irmãos da família ecumênica;

Roguemos a Deus em favor da vida e da saúde de Carlos Cunha e sua família. Nestes dias está internado nosso irmão Carlos Cunha, o Cunha. Nos seus quase 84 anos, a completar no próximo novembro, nosso irmão é daqueles seres tomados pela teimosia do corpo que se esquece corpo na mente que se quer corpo. Ele desprezou a necessidade que a gravidade e a perda do equilíbrio advinda exigem: os pegadores. Sofreu uma queda no boxe de sua residência, que incidiu em um coágulo em seu cérebro, que comprimiu o córtex frontal. O coágulo era não-hemorrágico. Permitiu uma cirurgia para sua exclusão, sem danos ao tecido cerebral.

A recuperação no imediato pós‑operatório pareceu satisfatória. Ele estava lúcido, não-sedado, podia expressar-se com dificuldade, e parecia ter reconhecimento visual e auditivo. Nos dias seguintes o quadro agravou-se, primeiro para distúrbios de comportamento – rejeitando os vasos que lhes eram inseridos sobre as veias para recepção de soro e medicação – e depois para uma convulsão. Do quadro de convulsão evoluiu para uma sedação e controle das funções vitais por meio de aparelhos.

Este é praticamente o quadro atual, são já 15 dias desde que foi internado e submetido ao procedimento cirúrgico. Nosso amor e carinho exigentes conclamam que nossos corações estejam unidos, solidários ao Cunha, ao Carlos Cunha, e aos seus familiares.

Nossas paixões e amizades só se explicam por si e pelos caminhos entrecruzados que insistimos em pisar. Nossas pegadas deixam traços os mais profundos ou os mais suaves, porém sempre acompanhados, sempre ladeados, uns dos outros, uns com os outros. Como no fabrico das palavras, nas urdiduras dos pensamentos, nas mordeduras das críticas, nas brisas dos congraçamentos, assim se fortalecem nossas amizades. Não poderia ser diferente quando nos vemos abalroados por nossa corporeidade, sempre finita, sempre em fazimento, sempre em acabamento‑inacabado. Ele sempre esteve em busca da igreja confessante, em favor de uma comunidade de crentes, crentes na vida, no amor, na solidariedade.

Com ele mantenhamos firme nossa fé, amor, amizade e esperança!

De Koinonia aos seus, pelos nossos!