UMA ASSEMBLEIA HISTÓRICA

A XIX Assembleia Geral Ordinária da IPU entrou para a história da IPU. Prevista para ser realizada em julho, no mês de abril, devido à pandemia da COVID 19, ela foi adiada para setembro, na esperança de que a transmissão do corona vírus já estivesse sob controle. Infelizmente, não foi o que ocorreu e o Conselho Coordenador, após ouvir o Conselho Consultivo, e com base na Lei 14.010 que regulou as relações jurídicas em virtude da pandemia do corona vírus, decidiu que, ao invés de aprovar um novo adiamento, deveria confirmar a data de 11 e 12 de setembro e realizar a assembleia de forma virtual.

Foi contratada a empresa PROPAGARE para dar toda a assessoria e o suporte técnico necessários. Também foi adquirido da operadora Claro, um pacote de dados que elevou a potência do sinal de Internet de 50 para 240 mbps. A PROPAGARE montou um estrutura que utilizava dois modens distintos, o que permitia que cada grupo de computadores usados no local da transmissão, utilizasse uma rede wifi diferente. Um sistema de transmissão ao vivo permitia que os membros da igrejas que não eram delegados pudessem assistir a reunião, ao vivo, através do YouTube.


A despedida do Conselho 2017 / 2020.. Presb. Davi, Presb. Anita, Presb. Sérgio e Presb. Daniel…. (foto enviada por delegado)

Infelizmente, apesar de todo planejamento e esforço, problemas técnicos dificultaram muito a transmissão, principalmente a que estava sendo feita pelo YouTube. Houve algumas quedas do sinal fornecido pela operadora e graves problemas de som na transmissão, principalmente para os que assistiam ser ser delegados. Apesar do treinamento realizado na semana anterior, alguns delegados tiveram dificuldade de acessar à sala e até mesmo para registrar suas presenças. Apesar disso, os delegados foram compreensivos e tiveram paciência até que cada problema fosse sendo corrigido.

Na assembleia que teve o maior percentual de participantes nos 42 anos da IPU, 166 delegados representando a quase totalidade das igrejas e todos os presbitérios estiveram presentes. Seis presbitérios compareceram com todas as suas igrejas. Foi, sem dúvida, uma inequívoca demonstração de interesse das comunidades locais e dos concílios para com a denominação. Ainda que de forma, virtual, muitos delegados puderam pedir a palavra, participar dos debates, fazer propostas e, apesar de ter havido poucas votações, a participação dos delegados foi significativa, da mesma forma como acontece rotineiramente nas assembleias presenciais.


A Moderadora Anita dá posse ao novo moderador entregando a ele a cruz céltica, simbolo da Igreja Reformada… ao fundo o Vice Moderador eleito, Revd. Wilson.

Foram votados apenas dois documentos: O primeiro foi o parecer da Comissão de Exame de Contas que propunha a aprovação das contas da tesouraria e apresentava uma proposta de orçamento para o triênio 2020 / 2023. O segundo foi a proposta do Presbitério Cidade do Rio de Janeiro – PCRJ, que sugeria a criação de uma comissão quórum, formada pelo Conselho Coordenador e pelo Conselho Consultivo, para analisar e dar parecer definitivo sobre todos os documentos apresentados na assembleia que não poderiam ser votados por falta de tempo hábil. Ambas as propostas foram aprovadas.

Concluindo, resta registrar que a Assembleia elegeu o Conselho Coordenador para o triênio 2020 / 2023, o qual ficou assim constituído: Moderador Rev. José Roberto Cavalcante (PCRJ), Vice Moderador Rev. Wilson Lords Torres (PVTR), 1º Secretário Licenciado Presbítero José Augusto Amorim Jr (PSVD), 2º. Secretário Rev. Francisco Leite (PJDI), Tesoureira Presbítera Cristiane Monteiro (PEB) e Suplente Rev. Claudio Luiz dos Santos Lima (PSPL). Depois de nove anos a IPU volta a ter um pastor ocupando o cargo de moderador nacional.
Para agilizar o trabalho, a Comissão de Exame de Contas ficou formada por membros de igrejas do Presbitério de Vitória: Presbítera Leni Constancia (Maruípe), Presbítero Tonio Germano (1ª. Igreja) e Diaconisa Rute da Silva (2ª. Igreja). Suplentes – Presbítero Tarcizio Bitti (Laranjeiras), Presbítero Walter Barcellos Filho (Ibes) e Presbítera Marta Santos (ibes).


Foto da primeira reunião do novo conselho, realizada através do aplicativo Skype … Muita alegria pelo começo do trabalho…

Ao final da Assembleia, após ser empossado, o novo moderador solicitou que todas as igrejas, em todos os seus cultos dominicais, lembrem-se de interceder pelo Conselho Coordenador da Igreja. Coisas boas podem acontecer se o pedido dele for atendido por todos.

Soli Deo Gloria!