Despedida do Casal de Missionários

Por volta do ano de 2010, durante o mandato do Rev. Enoc Wenceslau como Moderador, tomamos conhecimento de que dois casais de missionários da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA) estavam encerrando seu ministério junto à Igreja Presbiteriana Independente. Imediatamente, iniciamos as tratativas junto à PCUSA e convidamos os dois casais para continuarem no Brasil, trabalhando junto à IPU. Os casais eram Thelma e Farris Goodrum e Dorothy e David Gartrell.
A negociação foi bem sucedida. Os Goodrum passaram vários anos servindo ao Presbitério de Vitória, que inclusive ordenou a Revda. Thelma para o Ministério da Palavra e dos Sacramentos. O casal retornou aos EUA há alguns anos e deixou muita saudade, principalmente entre os capixabas.
Infelizmente, chegou a hora de nos despedirmos de “Doroteia e Davi”. Depois de servirem à IPU por 8 anos, junto aos Presbitérios Erasmo Braga e Salvador, o casal está retornando definitivamente aos Estados Unidos.
Registramos aqui nosso reconhecimento e nossa sincera e eterna gratidão por suas vidas dedicadas à obra do Senhor e por seu profícuo ministério entre nós. Assim como os capixabas, agora é a vez dos baianos sentirem saudade.

Leia agora a carta de despedida desse amado casal

DESPEDIDA – Governador Mangabeira, BA, 26 de fevereiro de 2021

À Igreja Presbiteriana Unida do Brasil:

A Graça e a Paz de Jesus estejam com os irmãos. Em janeiro de 2012, Deus abriu as portas para nós trabalharmos com a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil. Desde o começo, Dorotéia e eu temos trabalhado como equipe. Fomos para Belém do Pará e ficamos lá um ano e quatro meses (servindo à Igreja de Ananindeua). De lá fomos trabalhar em Pains, Minas Gerais. Quando estávamos para sair de lá, nós precisávamos de um convite para o nosso próximo lugar de trabalho.
Aceitamos o desafio de vir para a igreja em Governador Mangabeira, Bahia. Dois dias antes de nós sairmos de Minas Gerais para passar seis meses nos Estados Unidos, a nossa mudança foi enviada para lá. Mal sabíamos onde ficava Governador Mangabeira, junto à BR 101, no Recôncavo Baiano.
Nós chegamos em Governador Mangabeira no 24 de abril de 2015. Geralmente ficamos em um lugar por três anos e depois vamos para um novo lugar. Em todos os nossos anos no Brasil, Governador Mangabeira é o único lugar em que ficamos mais de três anos. Em abril deste ano completaríamos seis anos. Fomos muito bem acolhidos. E foram bênçãos sobre bênçãos, aqui na igreja e na cidade.
A Pandemia mudou os nossos planos. Estávamos pensando que eu iria me aposentar no final de 2021, mas com o COVID-19 mudou tudo. A sede da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, que nos mantém em parceria com a IPU, ofereceu à minha pessoa, e a outros missionários também, para aposentar mais cedo. Eu aceitei a proposta da igreja nacional dos Estados Unidos e me aposentei no dia 17 de setembro de 2020.
Venho através desta carta agradecer à Igreja Presbiteriana Unida do Brasil por nos ter recebido com muito carinho e amor. Foi um privilégio somar forças junto com os irmãos. Depois de vinte e sete anos na obra missionária no Brasil, chegou a hora de nos despedirmos deste grande chamado e ministério juntos aos irmãos. Estaremos voltando definitivamente para os Estados Unidos no dia 15 de março de 2021. Eu, Rev. David Gordon Gartrell peço desligamento dos trabalhos da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil após a nossa saída. Temos sido obreiros fraternos em parceria com a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA).
Nossos corações estão cheios de gratidão à Deus por nos ter acompanhado nesta linda jornada como missionários no Brasil. Agora está na hora de curtir a família e os netos mais de perto. Que Deus continue abençoando o trabalho na grande Seara do nosso Senhor Jesus Cristo através da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.

Fraternalmente,
Rev. David Gordon Gartrell e Dorothy Custer Gartrell
(Davi e Doroteia)

OBS: Nossas passagens aéreas foram compradas para o dia 25 de fevereiro, mas, antes do embarque, nosso teste para COVID-19 deu POSITIVO. Adiamos a nossa viagem para o dia 15 de março, com a permissão de Deus.