Nota de Apoio a CFE 2021

Saudações em Cristo Jesus.

O Conselho Coordenador da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (CC-IPU) reitera suas orações e seu apoio à V Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) e ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e manifesta sua solidariedade com os representantes das instituições que nos últimos dias sofreram ataques caluniadores e infundados.

Solidarizamo-nos com Inácio Lemke, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Presidente do CONIC; com Anita Sue Wright Torres, PRESBÍTERA da Igreja Presbiteriana Unida e 1ª Vice-Presidente do CONIC; com Oscar Beozzo, padre católico romano e representante do CESEEP; e com a Romi Márcia Bencke, PASTORA da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Secretária-Geral do CONIC, que tiveram suas falas retiradas do contexto com fins difamatórios. Reconhecemos nesses irmãos e nessas irmãs o testemunho cristão marcado pela coerência profética, por sólido fundamento teológico e pelo histórico de compromisso ecumênico.

Registramos também nossa solidariedade e nossa gratidão à comissão ecumênica que preparou o texto base da Campanha da Fraternidade Ecumênica, membros de oito instituições ecumênicas (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Betesda e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular), e com todos os irmãos e irmãs –  aproximadamente vinte pessoas com notório saber teológico e engajamento eclesiástico – que não têm seus nomes mencionados, mas cooperaram com a comissão em várias etapas da preparação do material da CFE, sobretudo do Texto Base. A IPU acompanhou de perto todo este processo, pois estava representada desde o início do trabalho pelo Rev. Francisco Benedito Leite, atual 2º Secretário do CC-IPU.

Como Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, entendemos que o ecumenismo está diretamente relacionado com o amor e a fidelidade a Jesus em sua oração pela unidade, com o serviço cristão no mundo (diaconia), com a tolerância religiosa, com o diálogo inter-religioso e com o compromisso com os marginalizados, na busca por justiça e paz.

Assim declaramos que a V CFE representa bem nossas convicções cristãs ecumênicas e seu tema e lema são oportunos para a proclamação do testemunho profético no momento histórico em que vivemos tantas divisões em nossa sociedade e boa parte delas criadas por instituições e pessoas que se identificam como cristãs. Entendemos que a superação desses problemas dar-se-á somente por Cristo, “Ele é a nossa paz, do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2.14a).

Portanto, nessa quaresma, incentivamos as lideranças de todas as nossas igrejas e presbitérios a se engajarem inteiramente nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica e conclamamos nossos irmãos e irmãs de todas as denominações da oikoumene (casa comum), sobretudo da Igreja Católica Apostólica Romana, a não se deixarem abalar por inverdades e injustiças e assim, comprometerem-se conosco na promoção de “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”.

Em Cristo!

CC-IPU