Pronunciamento nº 14/2020

PRONUNCIAMENTO CC-IPU nº 14

TODAS AS VIDAS IMPORTAM!

A Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU), baseada em seus Princípios de Fé e Ordem, conclama a todos e todas a “desenvolver e participar de ações concretas visando a justiça, a paz, a promoção do ser humano e da vida” (art. 2º), bem como “solidariza-se, pelo espírito do próprio Evangelho que anuncia, com todo e qualquer esforço pela ampliação da liberdade, pela elevação da dignidade e preservação da integridade da pessoa humana; qualquer que seja o povo, etnia, classe ou cultura a que ela pertença, consciente do conteúdo de violência e opressão implícito em todas as formas de organização social” (art. 4º).

Neste período de convulsão social em todo o mundo, alguns casos se tornam emblemáticos por sua repercussão na mídia nacional e internacional, como o assassinato do cidadão negro George Floyd por um grupo de policiais brancos, em Minnesota, nos Estados Unidos, que nos fez recordar outro crime semelhante ocorrido no Brasil, o assassinato por enforcamento do jovem Pedro Gonzaga, de 19 anos, pelo segurança de um supermercado no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2019.

Não é possível que a Igreja se cale diante desses crimes, principalmente, quando cometidos por agentes do Estado, como foi o caso da morte do adolescente João Pedro Mattos, que perdeu a vida quando sua casa foi invadida por policiais em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, em maio passado.

Diante de todos esses fatos, nossa igreja ergue a sua voz e junto com a sociedade afirma: Vidas humanas importam!

Vidas negras importam, mas 75% dos assassinados por policiais no Brasil são pessoas negras.

Vidas femininas importam, mas a violência doméstica tem crescido neste período de pandemia e isolamento social.

Vidas de jovens, adolescentes e crianças importam, mas eles estão sendo mortos por balas perdidas no confronto entre policiais e traficantes, na violência das ruas, no descaso institucional.

Somos contra qualquer tipo de violência. Somos a favor da vida. Para nós, todas as vidas importam!

Vitória, 3 de junho de 2020,

CONSELHO COORDENADOR DA IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DO BRASIL – IPU

ANITA SUE WRIGTH TORRES – Moderadora

JOSÉ ROBERTO CAVALCANTE – Vice Moderador

SERGIO AUGUSTO MIRANDA DE SOUZA – 1º Secretário

DANIEL TAVARES DE CASTRO – 2º Secretário

DAVI FREITAS NATAL – Tesoureiro